Eu gostava de aprender a falar em

junho 28, 2017

Com o verão instalado, as férias que se distribuem pelas várias pessoas e o número de turistas que não para de aumentar, dou por mim rodeada de variedade sem sequer sair daqui.
Desde que me lembro, a curiosidade pelo mundo de lá de fora, faz parte de mim, não pela zona onde nasci ser uma zona bastante turística mas pelo facto de me sentir mais preenchida por conhecer outras culturas, lidar com outras pessoas, outras mentes.
A verdade é que nem sempre há oportunidades para sair da terrinha e viajar, por isso muitas vezes contento me apenas com as pessoas que vou conhecendo e que me vão trazendo a cada ano, novas histórias, novas terras e novas ideias.
A par da curiosidade sobre as culturas, vem a necessidade de saber as línguas.
E hoje trago algumas línguas que eu amava (e vou, mais cedo ou mais tarde) aprender.
Em geral, dou uns toques aqui e ali, mas falar fluentemente está nos meus planos.

1) A primeira, é o Alemão, para muita gente, pode soar estranho, mas eu adoro o alemão, não sei explicar o porquê de gostar tanto, talvez seja pelo facto de toda a gente (ou grande parte das pessoas com quem lido diariamente) dizerem que é uma língua um pouco difícil, então eu tomei o pensamento "É difícil, poucos gostam, ok, eu vou aprender" 
E vou deixar aqui um video sobre o alemão comparado com as outras línguas.
2) A seguir, o Francês, esta aqui eu até me desenrasco, percebo mais ou menos mas tenho dificuldade em falar. Além de na escola ter uns professores muito exigentes, tive família na França, então acaba por ser aquela língua que eu até estou familiarizada mas preciso de aperfeiçoar ainda bastante.
3)Além destas duas, o Italiano também é uma das línguas que eu gosto de ouvir e que adorava um dia aprender direitinho. Este desejo de aprender Italiano, veio principalmente desde que vi o filme "A vida é bela" e me apaixonei pelo Guido e a sua principessa.
4)Por último, há uma em especial que eu gostava de aprender, o Latim, como sabem é uma língua já morta, mas que para mim fazia todo o sentido aprender visto que é "antepassado" das línguas neolatinas (como o italiano, francês, português, etc)
Apesar de dar apenas toques em algumas das que referi, queria sublinhar a importância de conhecer-mos outras línguas e culturas e de dar-mos a c
onhecer a nossa, que é tão rica e linda.
Temos que ter consciência que o mundo está cada mais junto e que já mais parece uma aldeia global.
Hoje em dia não temos muitas desculpas para nem que seja, dar um toque numa língua ou outra, conhecer melhor esta ou aquela cultura porque nós temos todo o conhecimento ao nosso dispor, basta ir a internet! Devíamos valorizar isso.

Por aqui há vontade de deixar de dar toques e começar a falar. E por aí? Já se fala ou ainda se está a começar?

You Might Also Like

8 comentários

  1. A minha preferida é o inglês, mas já fui ótima a francês mas ao longo do tempo deixei de praticar e agora ando um bocado naba ahaha também gosto de italinao mas sou mais uma que acha que o alemão é difícil, meu deus! Força nisso :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Inglês já se tornou aquela base :D
      ahahaha, obrigada <3
      Beijinhos

      Eliminar
  2. A melhor forma de aprender uma nova língua é passar férias ou uma boa temporada no pais de origem como é o alemão, que é difícil como tudo xD ou se estiveres em contacto com alguém que é poliglota. Eu por cá fico com Inglês, facilita :)
    Bjinhs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viajar admito que ainda não o faço muito, mas vou conhecendo pessoas que por cá passam e vai-se apanhando certas manias :D
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu vivo na Alemanha já à 5 anos e ainda acho o Alemão um pouco difícil :P eu tirei um curso, mas só aprendi realmente com o trabalho, e a ter que lidar com as pessoas. Por acho melhor vires para cá passar uma temporada!!
    Eu gostava de ter esse gosto por línguas, não sou muito adepta, mas o que tem que ser, tem que ser :P Fico-me só pelo viajar...


    Obrigada por teres tirado um tempinho para comentar o meu Blog!

    Beijinhos
    www.andreiapereirablog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já estive para tirar um curso apenas de alemão mas entretanto meteram-se outras coisas na frente, ainda está na lista, assim como o ir a Alemanha :)
      Pelo que viajas, acredito que já tenhas uma boa bagagem de experiências :D É das coisas que acredito que mais valha a pena :)
      Beijinhos :)

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Acho que é mais até mesmo pela curiosidade :D
      Beijinhos :)

      Eliminar